quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tetragrammaton: Símbolo e Amuleto

 
Se considerarmos que as letras de um alfabeto nada mais são que sinais gráficos, o Tetragrama, em sua representação gráfica, conhecido como Tetragrammaton, é uma complexa combinação de letras do alfabeto hebraico, grego e latino, associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo. Nele encontra-se o pentagrama entrelaçado, símbolos zodiacais, algarismos e formas geométricas, entre outras representações.
No ocultismo, incluindo suas diversas ramificações, o Tetragrammaton desempenha uma função muito importante, sendo usado em rituais e invocações e na forma de talismãs. Os ocultistas interpretam o Tetragrammaton e outros símbolos cabalísticos nele contidos, como poderosos signos mágicos, capazes de potencializarem rituais abrindo as portas da consciência humana.
Acompanhe a descrição de alguns elementos do Tetragrammaton:



Pentagrama
O pentagrama assume diversos significados de acordo com o contexto em que é encontrado. Neste caso, é a base do Tetragrammaton. Assim, podemos interpretá-lo como símbolo do "Homem Realizado". Isto é, uma representação da entidade humana evoluída em todos os estágios espirituais.
Os olhos do Pai - Júpiter
No ângulo superior do Pentagrama, encontramos "Os olhos do Pai" e a representação do planeta Júpiter. Uma alusão aos olhos do Criador, o espírito, o poder que coordena tudo e todos.
Marte
Nos "braços" do Tetragrammaton encontra-se o símbolo astrológico e zodiacal do planeta Marte, representando a Força, ou a Energia pura da criação.
Saturno
Nos ângulos inferiores está a representação astrológica e zodiacal do planeta Saturno. É um dos principais símbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o próprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeição.
Sol e Lua
Posicionados nas linhas verticais do Pentagrama, próximos ao centro da figura, o Sol e a Lua fazem referência aos pólos femininos e masculinos da criação, contidos em todos os organismos, incluindo o Microcosmos e o Macrocosmos.
Mercúrio e Vênus
Estes símbolos são amplamente encontrados na literatura alquímica e são representações astrológicas e zodiacais destes planetas. Localizados sobrepostos no centro da figura, referem-se à união dos pólos de onde surgirá o Caduceu de Mercúrio.
Caduceu de Mercúrio
O Caduceu de Mercúrio é o símbolo alquímico da transmutação. Associado aos símbolos superiores de Mercúrio e Vênus, refere-se à criatura, ou seja, o resultado da união entre os pólos feminino e masculino, entre as forças lunares e solares, e o ponto de equilíbrio entre eles. Por estar localizado no centro da figura, também pode ser interpretado como a "coluna vertebral", ou, Kundalini, responsável pela união da energia sexual entre as polaridades.
Jehova
Esta inscrição hebraica é um tetragrama pronunciado Jehova (lê-se da direita para a esquerda), sendo mais uma das várias alusões ao "Nome de Deus".
Alfa e Omega
Alfa e Omega são, respectivamente, a primeira e última letra do alfabeto grego. Esta é uma referência ao princípio e fim de todas as coisas. Alfa está abaixo dos "Olhos do Pai". Omega encontra-se invertido, na base do Caduceu de Mercúrio. Isto pode significar o caldeirão utilizado pelos alquimistas, ou ainda, o caldeirão (útero) da Deusa, para alguns ocultistas.
Binário
Localizados fora do pentagrama, os números 1 e 2 são referências à bipolaridade; isto é, uma representação de que todas as coisas possuem dois lados. Seguindo este conceito, podemos também compreendê-los como outra manifestação dos pólos masculino e feminino, início e fim, bem e mal, entre outros.
Logos
Logos é uma palavra grega que significa razão, mas também é interpretada como "fonte de idéias" e "verbo divino". Associado ao Tetragrammaton, os números 1, 2 e 3 representam respectiva-mente o Pai, a Mãe e o Filho. Também pode ser interpretado como a Tríade do Cristianismo (Pai, Filho e Espírito Santo) ou como o triângulo, amplamente encontrado nas tradições esotéricas.
Cálice
O cálice significa o pólo feminino da criação. Na alquimia é utilizado para representar o elemento Água.
Espada Flamejante
A "espada de fogo", dentro do contexto alquímico, representa o próprio elemento fogo. Porém, associado ao Tetragrammaton, assume o papel do pólo masculino e do pênis, símbolo de fertilidade entre as antigas tradições.
Báculo
Báculo é o bastão comumente usado por Magos. Está dividido em sete escalas representando os estágios de evolução. Na alquimia está relacionado ao elemento Terra.
Hexágono do Mago
O hexágono do Mago representa o domínio do espírito sobre a matéria. Na alquimia está relacionado ao elemento Ar.

Não é possível definir apenas uma relação entre os vários símbolos que compõem o Tetragrammaton e tampouco uma finalidade específica desse conjunto. Seus sinais transitam entre correntes tão distantes que a interpretação, em certos casos, chega a ser paradoxal.
Se observarmos estas combinações simbólicas através do ângulo alquímico, teremos um determinado resultado. Porém, se analisado através dos conceitos astrológicos, por exemplo, a conclusão poderá ser totalmente distinta. Assim, a atenção e perspicácia do observador tornam-se fundamentais para decifrar o Tetragrammaton, um dos mais antigos e poderosos símbolos da espiritualidade humana.

T E T R A G R A M M A T O N

Por Juan Carlos Vaschetto e Daniel González  
O pentagrama representa o homem auto-realizado. No ângulo superior encontramos os olhos do Pai, o espírito,
o poder que dirige e ordena a todas as demais partes; nos braços, Marte é a força, nos pés, Saturno, onde se apoiam os mestres que graças a morte do ego, graças a morte dos defeitos psicológicos obtêm a perfeição, a mestria, por isso se conhece Saturno como o símbolo de magia ( magia = significa magistério, aquele que se conhece a si mesmo).
Somente o homem auto-realizado se levanta com as forças do Sol e da lua, que se encontram nas colunas do templo externamente representam a cruz sexual homem e mulher; e internamente, se olharmos bem, a sua correspondência é idá e pingalá, ou seja, as forças solares e lunares dentro do organismo.
Idá como força feminina é o Amor (Vênus) e Pingalá como força solar é Sabedoria (Mercúrio), por isso a Loja Branca é fundamentalmente Sabedoria e Amor.

Voltando ao símbolo do sol e da lua, que representam o masculino e o feminino (homem e mulher), vemos que no ponto médio das colunas nasce o caduceu de mercúrio, símbolo claro da ascensão ao longo da coluna vertebral da terceira força, que é resultante do ponto de equilíbrio das forças solares e lunares, ou seja, Kundalini. Esta terceira força começa nos órgãos sexuais, de onde inclusive provêm nossa vida.
Todos nascemos por meio da fornicação, mas não deveria ser assim, dado que é uma função sexual negativa. Ao contrário, a castidade deveria ser o método autêntico de concepção, praticando a transmutação integral ou arcano real. Desta maneira entendemos a passagem bíblica de Nicodemus, quando se refere ao que nasce da água ¹ e espírito, sendo este último a sabedoria do Pai, que é o conhecimento sagrado da Rosa e da Cruz.
Podemos observar que a figura a medida que ascende se estreita mais.  Significa que faz mais difícil e mais íngreme o caminho a medida que vamos nos aproximando de Deus.
O Alfa (A) e Ômega
(W) representam a energia cristo, que é o princípio e o fim de todas as coisas. Se observarmos o Ômega, este se encontra invertido porque é a vasilha de contenção do fogo sagrado, o cóccix, o atanor dos alquimistas ² , O SEXO é o produto, o amor, a rosa, a transmutação, a cristificação que como já dissemos nos dá a auto-realização. Portanto, o princípio e o fim de toda a sabedoria universal se encontra na ascensão desta energia na coluna vertebral.
                          ¹
-  Água (da vida) na Bíblia significa o ens seminis, tanto no homem como na mulher. 
                          ² - e o azeite que alimenta esse fogo provêm das gônadas sexuais que tanto no homem
                                           como na mulher tem a forma do fruto da oliveira bíblica - testículos e ovários-

A W            1   2         1   2   3
 Primeira e última letra do alfabeto grego         Binário Macho Fêmea                      Pai        Mãe       Filho     
       Principio e fim de todas as coisas                Origem da manifestação                             O  Logos
se lê da direita HE   VAU  HE IOD para esquerda  
     Lua   Mercúrio   Vênus     Sol     Marte   Júpiter   Saturno
                 significa  JEHOVA
Os sete planetas principais da alquimia
   Os olhos          Cálice           A espada flamígera
     do Pai 
        Baculo ou         Caduceu        Hexágono      Estrela
bastão de mando   de Mercúrio      do Mago    de Salomão
    Júpiter       O yoni feminino       O falo masculino             A coluna                   Símbolo da                         Dominio do
    vertebral (7 graus)         Transmutação            espírito sobre a matéria
                                Elemento ÁGUA                  Elemento FOGO        Elemento TERRA                                                    Elemento AR