sexta-feira, 22 de outubro de 2010

REIKI

REIKI


OS PRINCIPIOS DO REIKI
  1. Somente por hoje eu darei graças por todas as minhas bênçãos.
  2. Somente por hoje não irei me preocupar.
  3. Somente por hoje não sentirei raiva.
  4. Somente por hoje farei meu trabalho honestamente.
  5. Somente por hoje serei gentil com os que me cercam e todos os seres vivos

REIKI USUI SHIKI RHYOHO

mikau usuiO Reiki é um método de cura natural através da imposição das mãos, fundada pelo Dr. Mikao Usui . Mikao Usui era um monge budista. O Dr. Usui nasceu em 15 agosto 1865 no distrito de Yamagata, Japão. Pensa-se que começou seu treinamento espiritual na idade de quatro, frequentando uma escola Budista em Mt. Kurama.

Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição da energia tendo como objectivo a recuperação da saúde. É um instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.

O Reiki utiliza a energia inata do corpo, energia KI, na cultura japonesa, para curar alimentos, animais, plantas e restaurar o corpo ao seu estado natural da existência saudável.

A palavra REIKI é oriunda do Japão, e significa:

REI = universal, referindo-se à parte espiritual, á essencia energética cosmica que intervem em todas as coisas e envolve tudo o que existe.

KI = energia vital de cada um que flui em todos os organismos e os mantém.

Níveis do Reiki

Reiki I

No Reiki I, a pessoa passa por um processo de limpeza que pode durar 21 dias. A pessoa pode sentir dores inexistentes, sentimentos como: ansiedade, angústia, etc. Este processo é temporário e varia de pessoa para pessoa. Outros passam 21 dias de limpeza sem dores ou qualquer sentimento estranho. É aconselhável que, ao se formar no Reiki I, as primeiras aplicações sejam feitas em si mesmo para poder sentir e vivenciar o reiki.

Com o reiki I, você pode energizar plantas, animais, remédios, cristais e objetos em geral. A duração das aplicações de reiki I é de 10 minutos ou mais em cada posição.

Reiki II

Para a pessoa passar para o nível 2, é preciso ter experiência na prática do reiki. O nível 2 trabalha os aspectos emocionais da pessoa, permitindo uma ligação profunda com a energia cósmica.

Novamente a pessoa passa por 21 dias de limpeza, para que o karma da pessoa seja liberto e purificado de energias bloqueadas e negativas. São entregues 3 símbolos (mantras e yantras) de muito poder. Esses símbolos são secretos e só podem ser conhecidos pelos praticantes do reiki. Cada um deles tem uma função especial.

O primeiro, tem um poder muito forte de limpeza. Limpa ambientes, pessoas e objetos.

O segundo, age na parte emocional, trazendo à tona todos os sentimentos negativos. É importante usar os símbolos na seqüência certa, no caso 2 e 1. Por exemplo, o símbolo 2 para trazer a tona as energias negativas e o símbolo 1 para limpar.

O símbolo 3 permite atravessarmos a barreira do tempo, ou seja, passado e futuro. O símbolo pode ser usado para energizar pessoas à distância.

Reiki III

É necessário que a pessoa tenha um conhecimento profundo do reiki. Nesta etapa a pessoa passa por um processo de grande transformação mental. Neste nível é entregue mais um símbolo, que permite o praticante a curar em massa. Ele aumenta 100 vezes o poder de cura, diminuindo a duração de aplicação do reiki II pela metade. A pessoa passa novamente pelo processo de 21 dias de limpeza.

Mestrado

No mestrado é atingido a realização plena do ser, permitindo o praticante a iniciar outras pessoas na prática do reiki.

Reiki à distância

O Reiki à distância pode ser feito de várias maneiras. Darei alguns exemplos abaixo de alguns métodos.

- O praticante senta-se numa posição confortável e começa uma sessão de Reiki em si mesmo. O praticante imagina aplicando Reiki na pessoa, e ao mesmo tempo visualizando os símbolos (que são dados no curso do Reiki) entrando no corpo da pessoa.

- O praticante fica sentado, e posiciona suas mãos em um dos joelhos, visualizando a pessoa que irá receber o Reiki. Depois de acabar a energização, permaneça mais cinco minutos sem tirar as mãos do joelho.

- Visualize a pessoa ou animal a ser energizado entre as palmas da mãos.

TÉCNICAS ENERGÉTICAS

ENERGIAS DAS MÃOS

Esta técnica nos ensina a conhecer um pouco da energia que possuímos. Ela deve ser praticada num lugar calmo ou, de preferência, num lugarpróximo a natureza.

Estando num lugar assim, sente-se confortavelmente. Inspire, prenda o ar por alguns segundos e solte vagarosamente. Faça isso algumas vezes até perceber que seu corpo está relaxado e sua mente longe dos problemas do dia a dia.

Esfregue as mãos uma na outra e as posicione frente a frente, num formato de concha, separadas por uma distância de 2 ou 3 centímetros.

Permaneça nessa posição por 30 segundos e, lentamente, comece a afastar as mãos por uma distância máxima de 6 centímetros.

Comece a afastar e aproximar as mãos fazendo o exercício da respiração.

Durante o afastamento e aproximação das mãos, perceberá que uma força, parecendo um ímã, estará sendo exercida entre suas mãos.

Com o tempo, sentirá essa energia mesmo com as mãos separadas por uma distância maior, ou mesmo, com um obstáculo entre as mesmas.

MEDITAÇÃO EM CÍRCULO REIKI

Este é um exercício de grupo com origem no conhecido Círculo de Energia. O mínimo necessário são dois participantes.

Disponham-se num círculo, de mãos dadas. A mão esquerda (lado yin do corpo) vira a palma para cima; a mão direita (lado yang do corpo) fica com a palma virada para baixo. A conexão dos circuitos energéticos será mais eficaz com uma palma posta sobre a outra.

As pernas ficam separadas uma da outra a uma distância correspondente à distância entre os ombros. Sintam os pés e as solas tocar o chão. Mantenham as pernas relaxadas e dobrem ligeiramente os joelhos (não os deixando esticados nem rígidos). Relaxem a bacia, mantendo-a encaixada no tronco, de modo que a energia possa subir sem obstáculos desde o chacra raiz. A cabeça fica erecta como se fosse puxada por uma linha presa na corôa, sem tocar o pescoço. Sintam a energia passar pelo corpo; sintam o fluxo e a vibração em si mesmos. Soltem-se e sintam as sensações. Sintam as mãos uns dos outros à esquerda e à direita; sintam a energia Reiki fluindo para elas.

Esta meditação de grupo pode ser alargada com a entoação do mantra OM. É muito importante receber a vibração poderosa do OM num círculo de energia Reiki, tornando-se uma caixa de ressonância para essa vibração divina poderosa de aceitação amorosa incondicional.

Podem também transformar o exercício num círculo de cura. Depois de manter o círculo de energia por algum tempo, um membro do grupo dirige a seguinte visualização: imagine uma luz branca, divina, entrando pelo seu chacra coronário. Ela desloca-se para o coração, e daí irradia como energia de cura para o centro do círculo. Todos os raios de energia encontram-se no centro, formando uma grande massa branca de vibrações divinas de cura.

Agora coloque nessa massa de energia, todas as pessoas que você quer que sejam curadas, bastando para isso que pense no nome delas. Elas receberão toda a cura de que necessitarem no momento, toda a cura que lhes for proveitosa segundo a Vontade Divina. Também pode colocar outros seres no círculo (como animais e plantas). No final, coloque a Mãe Terra e a si mesmo no centro do círculo de cura. Abra-se o máximo que puder à energia do amor de cura. Deixe-se inundar por ela e deixe que toda a obscuridade de que gostaria de se livrar se transforme em luz radiante. "Sinta essa energia..."

Os participantes podem ficar envolvidos pela força curadora o tempo que desejarem. No fim, se sentirem o desejo de fazê-lo, despedem-se dos seres que invocaram para a cura, agradecendo-lhes a intercessão. Finalizam reunindo o corpo astral com o corpo material através da visualização e abrem lentamente os olhos. O círculo de energia dissolve-se lentamente. Se desejar, agradeça a bonita experiência aos outros, a Deus e a si mesmo antes de soltarem as mãos.

Ao terminarem a cura grupal, relaxem um pouco e procurem sentir seu "Eu".

TÉCNICA DAS ESTRÊLAS

Faça uma conexão amorosa com os mentores.

Visualize um lindo céu estrelado. Dentre milhões de estrelas, escolha uma que esteja brilhando mais e traga-a, vagarosamente, ao seu encontro, na altura de seu chacra umbilical.

A estrela irradia muita luz branco-prateada para seu chacra umbilical e aos poucos, ela entra em você. Neste momento, concentre-se na palavra VITALIDADE e tudo o que representa: saúde, disposição, energia, etc..

Visualize novamente o céu estrelado. Faça outra estrela vir ao seu encontro na altura de seu chacra cardíaco. Assim como a estrela anterior, ela também pulsa e irradia muita luz branco-prateada. Faça com que ela entre em seu coração e o ilumine completamente. Concentre-se na palavra AMOR e tudo o que representa: bondade, bem-aventurança, compaixão, etc...

Olhe novamente para o céu estrelado e traga mais uma estrela; desta vez, na altura de sua testa. Ela irradia muita luz e calmamente entra em seu chacra frontal, fazendo-o pulsar muito.

Concentre-se firmemente na palavra LUZ e tudo o que representa: lucidez, discernimento, equilíbrio, etc...

Neste momento, você está com três estrelas, uma no umbilical, outra no cardíaco e a última no frontal.

Faça com que as três estrelas pulsem e irradiem muita luz ao mesmo tempo, preenchendo todo seu corpo com luz branco-prateada.

Com muito amor e alegria, mentalize uma estrela em cada palma da mão e irradie para o Universo toda essa luz branco-prateada, sentindo-se neste momento, parte atuante e ativa do Universo.

Faça isso por um tempo.

Vire as mãos para você e faça uma auto-aplicação, sem pressa e com muita atenção.

Agradeça aos Mentores pela oportunidade de participar de um trabalho altruísta e agradeça também por tanta paciência, ajuda e amor...

BOLA DOURADA: AUTOPROTEÇÃO ESPIRITUAL

Passo 1. De olhos fechados e pensamentos elevados, visualize uma bola de luz dourada flutuando por cima de sua cabeça. Ela está centralizada na direção do meio do alto da cabeça (onde no campo energético situa-se o chacra coronário), suspensa cerca de 10 centímetros. Visualize-a como se fosse de ouro bem quente, brilhante.

Passo 2. Agora, imagine que o calor e a luz dessa esfera dourada irradiam de cima para baixo, para dentro de sua cabeça. Energias douradas em cascata jorrando da esfera para dentro do seu crânio e enchendo o cérebro de luz.

Ao mesmo tempo, pense que estas energias estão limpando a sua mente de formas-pensamento destrutivas e "lavando com ouro brilhante" qualquer clima negativista.

Passo 3. Faça isso por cerca de três minutos e observe como faz bem!... Esta prática melhora sua auto-estima, corta pensamentos intrusos, melhora o ânimo psicofísico e eleva o padrão vibracional da aura e dos chacras. É Excelente para aumentar a confiança e faz a energia circular pelos nádis (condutos energéticos sutis que transportam as energias pela coluna e irrigam o corpo energético).

Com o tempo e a prática, torna-se uma ferramenta excelente para estabilizar a consciência em sintonias mais elevadas. Quando sentir um clima esquisito no carro ou em outra condução, basta visualizar a esfera dourada flutuando sobre o veículo por alguns instantes.

No caso de estar ajudando alguém mentalmente, pode-se visualizar a esfera dourada sobre a pessoa em questão e jorrar uma cascata de luz dourada sobre ela.

BORBOLETA AZUL

Sente-se ou deite-se confortavelmente... respire paz, exale amor, fazendo isso por diversas vezes;

Agora relaxe e imagine seu coração todo iluminado por uma luz dourada...

Faça esta luz correr por todo seu corpo.

Imagine seu coração cheio de luz rosa. Faça esta luz rosa correr pelas veias e artérias do seu coração... agora imagine em seu coração a luz azul...espalhe esta luz por todo seu corpo... respire profundamente a paz e expire amor por 10 vezes... imagine-se agora pequeno dentro do seu coração.

Neste momento seu corpo fica pequenininho e você acrescenta um par de asas e se transforma numa borboleta de luz; agora você pode voar..

Imagine-se como borboleta e voe sobre seu corpo jogando luz branca cristalina e todas as cores que você achar necessárias... agora, batendo as asas, voe dentro de sua casa, jogando uma luz rosa... dourada e azul.

Continue batendo as asas e saia por sua rua jogando luz... voe pelo seu bairro, pela sua cidade; .imagine um rio... jogue luz violeta e veja-o limpo com águas cristalinas e os pexinhos nadando nele... continue voando e através de sua luz modifique tudo que encontrar pelo caminho.

Agora lentamente, voe ao encontro de si mesmo e sinta-se novamente... respire fundo... abra os olhos e retorne ao mundo...mais energizado e iluminado.

ENERGIA DA BOLA BRANCA

1 - Imagine que acima de sua cabeça, no infinito, há um ponto de luz branca.

Este ponto está a milhares de anos-luz da Terra, no espaço, mas você pode enxerga-lo, como se enxerga uma estrela.

Este ponto de luz está crescendo, se tornando uma bola gigante de energia branca, luminosa, perolada...

2 - Imagine que esta bola branca estoura e toda a energia contida nela é jorrada em forma de uma coluna de luz que lhe banha, da cabeça aos pés, uma única vez.

Ela penetra tanto internamente, como externamente, lavando seus órgãos, sua pele, sua energia, todo o seu corpo e você se sente totalmente renovado. Tanto fisicamente como energeticamente. Sinta-se leve, solto, em completa harmonia...

3 - Agora que está renovado e recarregado de energia, estenda tuas mãos (físicas) para frente e imagine saindo de suas mãos uma energia branca, perolada. Trabalhe com esta energia. Mexa tuas mãos.

Na medida em que a energia sai de suas mãos, vá moldando-a no formato de uma bola. A energia que sai de suas mãos é infinita e a bola aumenta de tamanho cada vez mais. Continue moldando-a.

4 - Assim que sentir que a bola está pronta, pare de molda-la e direcione-a para frente de seu peito e ainda com as mãos espalmadas para frente, mentalize dentro desta bola as palavras: SAT - CHIT - ANANDA*.

Repita-as várias vezes e mentalize-as dentro da bola gigante.

5 - Agora, puxe suas mãos (físicas) para perto de seu peito (como se estivesse juntando suas forças para empurrar o mais longe que puder a bola) e em um único movimento empurre a bola de energia para frente. Deixe a bola ir.

6 - Logo à frente, visualize o planeta Terra e a sua bola de energia indo de encontro ao planeta, num impacto a bola de energia invade todo o planeta, envolvendo-o, assim como a coluna de luz lhe envolveu.

7 - Encha seu coração de amor incondicional e mentalize o mantra OM MANE PADME HUM**.

8 - Agradeça a ti pelo trabalho e aos amparadores presentes pelo auxílio prestado.

» SAT-CHIT-ANANDA (do sânscrito):

Sat = Ser - Chit = Consciência - Ananda = Bem-aventurança.

Ser que tem consciência do divino dentro de si, um ser que descobriu a bem-aventurança. É um ótimo mantra para ser utilizado quando se deseja uma união com o Todo.

» OM MANE PADME HUM (do sânscrito):

Mani = Jóia - Padme = Lótus.

É um dos mantras mais famosos do oriente.

É muito usado pelos budistas tibetanos. É considerado um mantra da compaixão divina, personificada na figura de avalokitesvara (Bodhisattva da compaixão) para os tibetanos e na figura da deusa Kwan-Yin pelos chineses.

SINTOMAS DE PROBLEMAS ESPIRITUAIS - Terapia Recomendada: REIKI

  • Ansiedade
  • Ataques de pânico
  • Cansaço, falta de energia
  • Crises não diagnosticadas
  • Depressões
  • Doenças físicas, psíquicas ou psicossomáticas
  • Doenças generalizadas
  • Dores nas costas
  • Falta de sono
  • Fobias
  • Hipoactividade
  • Mal estar generalizado
  • Medos
  • Mudanças constantes de humor
  • Ouvir vozes
  • Pressão no peito
  • Problemas recorrentes (quando as mesmas coisas estão sempre a acontecer)
  • Quando há uma hipersensibilidade a um ou mais assuntos.
  • Quando há uma perda
  • Stress
  • Tristeza

Outras patologias (podem ser patologias a nivel Kármico)

  • Cancro, Casos de violação, Epilepsia, Hiperactividade, Ideias de suicídio

CHAKRAS

Os chakras são centros de energia subtil do ser humano. A palavra "chakra" significa círculo ou roda. São os pontos onde se encontram e fundem as Nadís, ou meridianos, canais condutores da energia no organismo, é através deles que a energia vital flui pelo corpo e chega aos chakras.

Os chakras quando equilibrados e activados, fazem fluir a energia vital, que nos proporciona alegria, saúde, bem estar, etc. Por vezes as doenças e as crises emocionais são desequilíbrios por falta desta energia vital.

Os Chakras estão registrados em culturas antigas e referenciados como pontos energéticos utilizados para cura e progresso energético e Espiritual.

1º Chakra — Raiz ou Base – Muladhara

Está situado na base da coluna vertebral, relaciona-se com o poder criador da energia sexual.

Quando esse chakra está desequilibrado indica distúrbios a nível sexual ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormónios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

Rege o nosso relacionamento com os nossos pais, tios, avós etc. Esta relacionado com a parte material da vida, com tudo o que é físico. É o centro energético da sobrevivência.

Associado aos rins e glândulas supra-renais, aos ossos e influencia o sentido do cheiro.

Elemento terra.

Cor vermelha.

Condiciona o medo e instinto de sobrevivência.

2º Chakra — Esplénico ou Sacro ou do Baço – Svadhisthana

Está situado entre o osso púbico e o umbigo.

É responsável pela energização geral do corpo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a distribuem pelo corpo.

É o centro da energia sexual. Nele estão as memórias de censuras, brutalidades de que fomos alvo, dos traumas, e o sentimento de culpabilidade.

associado aos órgãos sexuais, útero, ovários e próstata e influencia o sentido do gosto.

Elemento água.

Cor laranja.

Condiciona as emoções.

Governa a criatividade.

3º Chakra — Plexo solar - Manipura

Localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar. Governa o sistema de digestivo e está relacionado com as emoções, assimilando, tanto os alimentos como as emoções.

Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando desequilibrado indica carência energética, baixo magnetismo, susceptibilidade emocional.

Está associado ao estômago, baço, pâncreas, fígado e vesícula biliar e influencia o sentido da vista.

É o centro de poder pessoal, "ou da insegurança".

Elemento fogo.

Cor amarela.

Condiciona os sentimentos de raiva, ira e cólera.

4º Chakra — Coração ou cardíaco – Anahata

Situa-se no esterno, na zona do coração

É a sede do amor próprio e do amor incondicional, do ódio, amargura e ressentimento, mas também do perdão e da compaixão, da esperança, da confiança.

Relaciona-se com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção. Quando energizado desenvolve todo o potencial para o amor ao próximo. Quando desequilibrado à necessidade de nos libertarmos do egoísmo e de cultivar uma maior dedicação ao próximo.

Os órgãos a ele associados são o coração, sistema circulatório, pulmões, diafragma e timo e influencia o sentido do tacto.

Elemento ar.

Cores verde-esmeralda, rosa, e dourado.

Nele poderão estar as discordantes, ressentimentos. Enquanto nos recusarmos a perdoar, a nós e aos outros, essas feridas não saram.

5º Chakra — Garganta – Visuddha

Fica situado na garganta e está ligado à tireóide. É o chakra da comunicação.

Associado à garganta, nuca, queixos, ouvidos e aparelho vocal e influencia o sentido do ouvido.

Elemento Éter.

Cor azul claro.

Geralmente este centro encontra-se bastante desenvolvido nos cantores, políticos, poetas, etc..

Quando energizado indica força de carácter, capacidade mental e discernimento. Caso contrário, indica doenças tireoidianas e fraquezas físicas, psíquicas ou mentais.

6º Chakra - Frontal ou 3º Olho – Ajna

Conhecido como "terceiro olho", está situado na testa, centrado um pouco acima das sobrancelhas.

Está associado à capacidade intuitiva e à percepção subtil. Permite a percepção extrasensorial.

Os órgãos que lhe estão relacionados são o cérebro, sistema nervoso, olhos, ouvidos, nariz e as glândulas pineal e pituitária.

Chakra da intuição, e da espiritualidade.

7º Chakra — Coroa – Sahasrara

Este chakra é o mais importante, situado no topo da cabeça, e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Também é conhecido como o chakra da coroa, na tradição indiana é representado pela flor-de-lótus de mil pétalas e com a cor violeta.

Através dele recebemos a luz divina, estimulando a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano. É o centro da espiritualidade. Centro de comunicação com o divino e com o nosso Eu Superior.

TRATAMENTOS DE REIKI

Um tratamento de REIKI

O Reiki incide na causa não no efeito da doença ou problema.

Ele equilibra e regula os quatros níveis existentes:

  • Nível físico (corpo físico),
  • Nível emocional (emoções),
  • Nível mental (pensamentos),
  • Nível espiritual (capacidade de amar)

O Reiki manifesta-se de muitas formas, tais como:

  • O paciente sente-se relaxado, liberto, em paz ou emocionado;
  • Poderá visualizar cores, cores essas que estão associadas a um determinado chakra;
  • Tomar consciência de determinados aspectos/acontecimentos da sua vida.

Para um tratamento de Reiki deve-se tirar os sapatos, relógio, acessórios para ficar confortável. Como o tratamento é feito, geralmente, na posição de deitado, se achar necessário peça um pequeno cobertor para ficar mais confortável.

Durante o tratamento não existe a necessidade de toque físico, as mãos do terapeuta poderão ficar ligeiramente acima do chakra que está a receber a energia, no entanto pode indicar ao terapeuta a sua preferencia, com ou sem toque. Procure silenciar a mente, ignorando todos os pensamento e medos. É usual o ambiente ter musica de fundo, essencial para um relaxamento mais profundo, um incenso ou vela a arder.

No final do tratamento o paciente poderá se sentir em paz, com mais energia, uma sensação maior de bem estar, auto confiante, etc.

Benefícios do Reiki

Acalma, alivia o stress, equilibra as energias, equilibra a saúde, aumenta a auto confiança, expande o campo aurico, elimina bloqueios abre caminhos, ajuda a perdoar e ser perdoado, protege, estimula a criatividade, ele é energia vital (universal).

No entanto, nunca nos devemos esquecer que o Reiki não dispensa o tratamento médico. Como atras já foi mencionado o Reiki incide na causa do problema, o tratamento médico no seu efeito.

Quem pode receber Reiki?

  1. Os seres humanos –adultos, crianças, bebes. No caso das crianças o tempo de tratamento é determinado por elas.
  2. Os animais – também eles determinam o tempo de duração, assim como as partes que precisam mais da energia. No caso dos peixes o Reiki pode ser dado através do vidro do aquário.
  3. As plantas, flores, arvores
  4. Os alimentos que comemos e a agua
  5. A nossa casa, escritório, projecto.